Neste ano estamos estudando sobre cinema em nossas aulas de artes. Nesse blog postamos sobre videos de western, aventura e filmes da decada de 80, além de outros de nossa própia autoria. Textos de autoria dos alunos da 9F 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
São Paulo, a selva de pedra
Tema: São Paulo. Projeto SPACE.
Duração: 1 minuto.
Sinopse: O nosso centro de São Paulo de hoje, começou com uma simples casa, o Pátio do Colégio, ela era feita de taipa de pilão. Com o desenvolvimento, foram surgindo outras casas ao redor, uma em uma, se tornou em muitas. Depois prédios foram construídos também, de concreto, que chegou com a modernidade. E o que podemos notar no nosso centro de São Paulo é que a maior ‘paisagem’ que vimos são os inúmeros prédios e construções antigas, históricas e luxuosas, eles predominam o centro de São Paulo. Alguns dos arranhásseis de São Paulo estão no centro, o que intensifica mais ainda a paisagem urbana do nosso centro de São Paulo. E com tantas construções e prédios assim, o centro se tornou a selva de pedra de nossa cidade.
Título: São Paulo, a selva de pedra.
Abertura: O título do vídeo ‘São Paulo, a selva de pedra’, no fundo com vários prédios ao redor da Praça da Sé.
Cenas:
Cena 1: Filmagem do Pátio do Colégio, com um texto escrito ‘No começo era apenas uma simples casa de taipa de pilão’
Cena 2 e 3: Filmagens das construções ao redor do Pátio do Colégio , com um texto escrito ‘ Com o desenvolvimento as construções luxuosas foram construídas ao redor ’
Cena 4: Filmagem das construções ao redor da Praça da Sé, com um texto escrito ‘A modernidade chegou e os edifícios altos de concretos também ’
Cena 5, 6 e 7 : Filmagens ao redor do Vale do Anhangabaú, do Banespa, edifício Martinelli e um pouco do meio com um texto escrito ‘Dando a forma da selva de pedra que se tornou nosso centro de São Paulo ’
Argumentos/Diálogos: não há
Áudio: Tiro ao Álvaro Adoniran Barbosa e Elis Regina
Sonoplastia: não há
Música: Tiro ao Álvaro Adoniran Barbosa e Elis Regina
Legenda: não há
Créditos: Jessica Lumi Tseng, n°13 9F , musica: tiro ao Álvaro
quinta-feira, 24 de março de 2011
Centro - A parte ruim de Sampa Luiz Francisco n22 Murilo Rego n27
Roteiro do Vídeo:
Tema:São Paulo centro, Projeto Space
Duração:1minuto e 3 segundos
Sinopse:Nesse vídeo queremos mostrar que apesar de São Paulo ter um centro bonito com várias igrejas,mosteiros,parques,teatros e galerias vimos que no centro há muito moradores de rua o que torna-o sujo e perigoso.Vimos esses moradores de rua em vários locais como a Praça da República,na Praça da Sé,no Mosteiro de São Bent0.Em um minuto tentamos mostrar o ruim de São Paulo mais há várias outras coisas que tornam o centro umlugar sujo.Mas apesar de tudo isso, naum mostramos a parte boa de São Paulo em nosso vídeo de um minuto.Pesamos que a culpa desse problema é do governo que não investe em limpar o centro e deixá-lo um lugar mais agradável de se visitar e que não dão opurtunidades de tanto como trabalho e quanto como vida.Se fizessem isso ocentro poderia voltar a ser um lindo aspecto da cidade de São Paulo.
Título:Centro - A parte ruim de Sampa
Cena 1:''A parte ruim de Sampa
Cena 2:Filmagem dos moradores de rua e lixo na Praça da Sé
Cena 3: Filmagem de um morador de rua procurando algo para comer
Cena 4:Filmagem de uma senhora moradora de rua pedindo de dinheiro para sobreviver no Mosteiro de São Bento
Cena 5: Filmagem de um morador de rua provavelmente sem abrigo pois dorme na rua
Cena6:Filmagem de um grupo de moradores de rua discutindo sobre algo na Praça da República.
Cena7:Créditos autores:Luiz n 22 e Murilo n 27
Argumenos/diálogos:Não há
Sonoplastía:Não há nenhum tipo de ruído
Música:Saudosa Maloca(Adoniram Barbosa)
Legenda:Não há
Créditos:Autores:Luiz n22 e Murilo n 27 -Saudosa Maloca(Adoniram Barbosa)
Vídeo do Centro de São Paulo : "São Paulo: A Diversidade" feito por Andreia n02 e Beatriz n04
Roteiro Original do Vídeo do Centro
Tema: São Paulo. Projeto SPACE
Duração: 1 minuto
Sinopse: O vídeo mostra os diferentes aspectos da cidade de São Paulo. Um deles é a presença religião, católica principalmente, que é evidente no centro paulista. Lugares como a Catedral da Sé e outras igrejas menores, como a de São Bento, provam isto. A presença de diversas construções e monumentos históricos também são aspectos marcantes do centro. Esses monumentos nos levam ao passado, e lembram a todos nós a história paulista. Além disso, as paisagens urbanas também presentes, encantam muitas pessoas, e fazem parte da beleza da cidade. Os parques que nos ajudam a “fugir “da correria da cidade e dão um toque especial para a mesma também formam um aspecto importante”“. Neste vídeo percebemos também que a cidade tem um contraste muito interessante, entre os monumentos majestosos que tornam a paisagem urbana tão bonita e os parques, que mostram como a simplicidade da vegetação pode dar mais beleza à cidade.
Título: São Paulo: a diversidade
Abertura: Título do vídeo (São Paulo: a diversidade) com o plano de fundo de bandeiras mexendo ao vento e início da música (A Thousand Miles).
Cenas:
Cena 1: Filmagem da parte de dentro de uma igreja enquanto no primeiro plano está escrito : “ A religião sempre presente na vida dos paulistanos”.
Cena 2: Filmagem da parte de fora da Catedral da Sé com o mesmo texto da cena 1: “ A religião sempre presente na vida dos paulistanos”.
Cena 3: Filmagem do Teatro enquanto no primeiro plano está escrito: “ As construções históricas nos lembram do nosso passado”.
Cena 4: Filmagem do Edifício do Banespa no terceiro plano, com uma ruela no segundo e o seguinte texto no primeiro: “As paisagens que ainda hoje encantam muitos”.
Cena 5: Filmagem de um parque com uma fonte no segundo plano e o seguinte texto no primeiro: “ No meio de tanta correria ainda há espaço para tranquilidade”.
Cena 6: Filmagem de uma feira de artesanato muito movimentada com o seguinte texto no primeiro plano : “ No movimentado comércio está presente a cultura da cidade”.
Argumentos/ Diálogos: não há.
Áudio: A Thousand Miles, Vanessa Carlton (trilha sonora).
Sonoplastia: não há.
Música: A Thousand Miles de Vanessa Carlton
Legenda: não há.
Créditos:
Autores: Beatriz n04, 9F e Andreia n02, 9F.
Música: A Thousand Miles – Vanessa Carlton
Storyboard
Vídeo sobre a ida ao centro de São Paulo
Storyboard
Roteiro
Tema: São Paulo
Duração: 1 minuto
Sinopse: A diversidade de São Paulo
Título: A Nossa São Paulo
Cenas:18'
Áudio/Música: Wave`n flag Knaan
Créditos: Bruna Minelli Martines 07 e Juliana Arida 16- 9F
segunda-feira, 21 de março de 2011
Após seus estudos, Cameron passou a trabalhar como caminhoneiro, escrevendo um pouco nas horas vagas. Após assistir Star Wars IV: Uma Nova Esperança em 1977, Cameron decidiu abandonar a profissão de caminhoneiro para se dedicar inteiramente a indústria cinematográfica.
Cameron continuou aprendendo novas técnicas de filmagem e começou a inventar um modelo de uma mini câmera no Roger Corman Studios. Com pouco orçamento, Cameron aprendeu a trabalhar de forma rápida e eficaz e logo produziu seu primeiro filme, Battle Beyond the Stars.
Cameron também fez grandes sucessos como O Exterminador do Futuro, Titanic e Avatar. Sendo Titanic e Avatar alguns dos filmes com maior bilheteria na historia do cinema.
1978 - Xenogenesis
1981 – Piranha II: The Spawning
1984 – The Terminator
1985 –Rambo: First Blood Part II
1986 –Aliens
1989 –The Abyss1991 –Terminator 2: Judgment Day
1994 –True Lies
1995 –Strange Days
1997 –Titanic
2005 – Aliens of the Deep
2009 –Avatar
2011- Final Destination 5
2011 - Sanctum
Exterminador do futuro
Ficha Técnica
Título Original: The Terminator
Gênero: Ficçao cientifica
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de lançamento (EUA): 1984
Direção: james cameron
Roteiro: james camero e Gale Anne Hurd
Protagonistas: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn, Lance Henriksen
Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
Andreia Hercules n02 9F
Relatório Filmico:
Titulo Original:Back to the Future.
Gênero:Ação,Ficção Científica,Família.
Direção:Robert Zemeckis
Tempo de Duração:116 minutos
Elenco:Michael J. Fox(Marty Mc Fly),Christopher Loyd(Dr.Emett Brown),
Lea Thompson(Lorraine Baines) e Crispin Glover(George Mc Fly)
Ano de Lançamento:1985
Roteiro:Robert Zemeckis e Bob Gale
Idioma :Inglês
Esse filme foi ganhador do Oscar de melhores efeitos sonoros e foi indicado a melhor
canção original,melhor som e melhor roteiro original.
Este filme conta a história de um cientista aloprado que busca incansavelmente construir uma máquina do tempo. Marty o fiel amigo do doutor documentava a experiência realizada pelo cientista no pátio de um shopping quando foram atacados por um grupo de terroristas líbios porque o cientista havia roubado o plutônio para fazer o carro funcionar enquanto ele devia ter construido uma bomba para o grupo. Dr Brown em 1955 acidentalmente após uma queda, bateu a cabeça na pia e teve a ideia de construir um capacitador de energia em que poderia viajar no tempo. O cientista constriu um carro engenhoso em 1985 que possuia um painel que permitia programar o carro para o futuro ou passado de acordo com uma data escolhida. DrBrown, enquanto explicava o funcionamento para Marty, programou o carro para 1955(data em que teve a ideia da maquina) achando que estava programando para 25 anos no futuro. Mas, apos terem sidos atacados, Marty foge no carro sem perceber que estaria voltando para o ano de 1955. Chegando lá, encontra-se em uma época totalmente differente. Os hábitos, as roupas , as comidas,e as diversões eram totalmente diferentes para Marty . Ele chega até mesmo conhecer seus pais jovens e somente com ajuda do cientista poderá retornar ao futuro. Começa então, uma corrida alucinante contra o tempo, pois quanto mais tempo Marty permanecesse no passado , mais rapido estaria apagando o seu futuro. O problema estava em conseguir uma nova carga de plutonio para voltar para 1985.
Robert Lee Zemeckis nasceu em Illinois em chicago no dia 15 de Maio de 1951.Robert graduou-se na escola de televisão e cinema University of Southern California onde ganhou seu primeiro impulso na carreira ao ganhar um premio de Academia ainda como estudante,com o filme ''Field of Honor''.Quando criança foi um garoto muito esperto e com um talento a desejar para cinema mais vinha de uma familia onde naum apreciava cinema apenas a televisão.Então ele e seus amigos criavam filmes por diversão onde Zemeckis era o dietor.Quando mais velho ,foi ao Spielberg Camp onde aprendeu tudo sobre cinema.Robert é conhecido por seus filmes de humor e pela sua criatividade pela ficção científica.
2009-Os Fantasmas de Scrooge
2007-Beowulf
2004-Expresso Polar
2001-Náufrago
1997-O contato
1994-Forrest Gump:O contador de histórias
1992-A morte lhe cai Bem
1990-De volta para o futuro III
1989-De volta para o futuro II
1988-Uma cilada para Roger Rabbit
1985-De volta para o futuro
1984-Tudo por uma Esmeralda
1980-Carros Usados
1978-A febre da Juventude
1973-A field of Honor
1972-The Lift
www.imbd.com/Robert Zemeckis
www.cinema.sapo.pt/pessoa/robert-zemeckis
Luiz Francisco Vieira N 22
"A história sem fim"
Wolfgang Petersen , nasceu no dia 14 de Março de 1941 em Emden na Alemanha, ele é um diretor, roterista e argumentista cinematográfico. Suas primeiras curtas-metragem começam na faculdade. Com menos de 20 anos já era assistente de direção no Junges Theater de Hamburgo. Seguiu o curso de historia do teatro em Berlim e Hamburgo, em 1965. Logo já esta realizando muitos filmes de televisão. Petersen começou sua carreira no cinema ganhando o prémio nacional de cinema alemão por melhor novo diretor com o filme ‘The One or the Other’, sua primeira longa metragem, que foi marcado pela competência técnica. E a ‘historia sem fim’ foi o seu primeiro filme em inglês.
FILMOGRAFIA:
• 1971: Ich werde dich töten, Wolf
• 1973: Einer von uns beiden
• 1977: Die Konsequenz
• 1981: O Barco - Inferno no Mar
• 1984: A História Sem Fim
• 1985: Inimigo Meu
• 1991: Busca Mortal
• 1993: Na Linha de Fogo
• 1995: Epidemia
• 1997: Força Aérea Um
• 2000: Mar em Fúria
• 2004: Tróia
• 2006: Poseidon
"A história sem fim"
Bastian é um menino sonhador, que sofre com a morte de sua mãe e tem muitos problemas na escola, com os colegas e com os estudos, e usa sua imaginação para se refugiar desses fatos. Um dia em que brigou na escola, foge e vai para em uma livraria onde encontra o livro chamado ‘A historia sem fim’, quanto mais lia o livro, mas se ligava à história chegando ao momento de entrar nela, e começa a ver tudo o que lê e conhece vários personagens como: um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, Atreyu, o valente guerreiro e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. A imperatriz menina que governa “Fantasia” esta doente e prestes a morrer, entao todo seu reino esta prestes a serem engolidos pelo “Nada” e Atreyu é a unica esperaça para encontrar a cura para a Imperatriz.O guerreiro aceitando a missão, passa por muitas aventuras mas falha e o “Nada” destroi tudo, só que Atreyu fez com que Bastian participace da historia, precisavando dar um novo nome a Imperatriz, e o garoto grita o nome de sua mãe, renascendo o reino de Fantasia e este reino misturando com o nosso mundo.
FICHA TÉCNICA
Título: A História Sem Fim
Titulo Original: The Neverending Story
Gênero: Aventura
Pais: EUA
Ano: 1984
Diretor: Wolfgang Petersen
Produção: Bernd Eichinger, Dieter Geissler, Bernd Schaefers
Roteiro: Michael Ende, Robert Easton
Duração: 94 min
Censura: Livre
Elenco: Noah Hathaway, Barret Oliver, Tamis Stronach, Patricia Hayes
PREMIAÇÕES DO FILME:
• Vencedor do Saturm Award
• Vencedor do Bavarian Film Award
• Vencedor do Film Award in Gold
• Vencedor do Young Artist Award
Bibliografia:
www.wikipedia.com.br
www.blogdosvelhinhos.com.br/2010/10/historia-sem-fim.html
domingo, 20 de março de 2011
E.T. - O Extraterrestre
Texto Autoral:
A história começa quando um extraterrestre é deixado para trás em uma missão de exploração mal sucedida. Elliot, filho do meio de uma família de mãe solteira, encontra E.T. em seu quintal e após o susto inicial, de ambos os lados, o garoto leva o extraterrestre para dentro de sua casa e passa a escondê-lo da mãe, com a ajuda de sua irmãzinha e de seu irmão mais velho. As crianças se apegam muito a “criatura”, e Gertie, a irmã mais nova, até o ensina a falar algumas palavras. E.T. conta para as crianças que quer voltar pra casa e passa a construir uma máquina para tentar se comunicar com o resto de sua espécie. Com a ajuda das crianças, o extraterrestre, instala essa máquina na clareira de uma floresta, mas o instrumento aparenta não funcionar, e por isso, Elliot o abandona lá mesmo. Então, a casa do garoto é invadida por agentes federais que já suspeitavam da presença da criatura no lugar e que pretendiam usá-lo como cobaia. A partir da aí, as crianças passam a fazer de tudo para tirar o E.T. das mãos dos cientistas e ajudá-lo a voltar para casa.
Obra comentada: Um verdadeiro clássico do cinema. Comovente e envolvente, com uma excelente atuação (até impressionante pela idade dos protagonistas), trilha sonora maravilhosa e ótimos efeitos especiais e sonoros. Um filme atemporal com a direção de um verdadeiro gênio do cinema.
Relatório fílmico:
Título original: E.T. – O Extraterrestre.
Gênero: Ficção Científica, Drama.
Tempo de duração: 115 minutos
Ano de lançamento: 1982
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Melissa Mathison
Elenco original:
Henry Thomas (Elliot)
Drew Barrymore (Gertie)
Dee Wallace(Mary)
Peter Coyote ( Keys)
Robert MacNaughton (Michael)
Idioma original: inglês
Filme vencedor dos Oscars de melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som.
Diretor do Filme : Steven Spielberg
Biografia:
Steven Spielberg é um aclamado diretor norte-americano, que nasceu no dia 18 de dezembro de 1946 na cidade de Cincinnati. Começou a filmar ainda muito novo, com sua câmera super -8, usando suas três irmãs mais novas como “cobaias” na maioria de seus filmes caseiros. Como sofreu muito preconceito durante sua vida, por ser judeu, muitos dos filmes de Spielberg abordam o tema da segunda guerra mundial, como por exemplo, o aclamado filme ‘A Lista de Schindler’ (1993).
Steven Spielberg nunca foi um aluno estudioso, e por esse motivo não conseguiu vaga para o curso de cinema da Universidade da Califórnia, tendo então que cursar literatura inglesa em outra escola. Em 1969, Spielberg fez seu primeiro curta profissional, chamado ‘Amblin’. Por causa desse filme, o diretor assinou um contrato com o estúdio da Universal, onde conseguiu fazer o seu primeiro longa-metragem ‘Encurralados’ (1972). Em 1975, Spielberg dirigiu ‘Tubarão’, filme considerado por muitos, a obra que deu origem aos Blockbusters. Depois disso, praticamente todos os filmes que Spielberg dirigiu ou produziu foram um sucesso.
Steven foi um dos fundadores da Dreamworks e atualmente, é casado e tem seis filhos. Já ganhou três Óscares: dois de melhor diretor, pelos filmes ‘A Lista de Schindler ‘e ‘O Resgate do Soldado Ryan ‘ e um de melhor filme ( A Lista de Schindler).
Filmografia:
2008 - Indiana Jones 4
2005 - Munique (Munich)
2005 - Guerra dos Mundos (War of the Worlds)
2004 - Terminal de Aeroporto (The Terminal)
2002 - Apanha-me se Puderes (Catch Me If You Can)
2002 - Relatório Minoritário (Minority Report)
2001 - A.I. - Inteligência Artificial (A.I.)
1999 - The Unfinished Journey
1998 - O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)
1997 - Amistad
1997 - O Mundo Perdido - Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park)
1993 - A Lista de Schindler (Schindler's List)
1993 - Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park)
1991 - Hook – A Volta do Capitão Gancho (Hook)
1989 - Além da Eternidade (Always)
1989 - Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade)
1987 - Império do Sol (Empire of the Sun)
1985 - A Cor Púrpura (The Color Purple)
1984 - Indiana Jones e o Templo Perdido (Indiana Jones and the Temple of Doom)
1983 - No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie) – co-dirigido com Joe Dante, John Landis e George Miller.
1982 - E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial)
1981 - Salteadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark)
1979 - 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1941 - The Film)
1977 - Encontros Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)
1975 - Tubarão (Jaws)
1974 - Louca Escapada (The Sugarland Express)
1973 - Savage (TV)
1972 - Something Evil (TV)
1971 - Encurralado (Duel) (TV)
1969 - Amblin (curta-metragem)
Vídeo com trechos do Filme E.T.- O Extraterrestre
Bibliografia:
http://portalcinema.blogspot.com/2007/11/biografia-de-steven-spielberg.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steven_Spielberg
Beatriz, 9F, n 04